Perguntas frequentes (FAQ) – autoportugal.pt
Nesta seção, você pode ver as respostas às perguntas mais frequentes. Nós dividimos isso em categorias e subcategorias.
Por que reservar autoportugal.pt?
Comparamos preços de aproximadamente 53 empresas de aluguer de carros em cidades, aeroportos, destinos de férias, estações de comboios e destinos em Portugal. Nos procuramos carros de aluguer em cidades como: Queluz, Lisboa, Porto, Algueirão, Setúbal, Funchal, Cacém, Braga, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Amadora e em aeroportos como Aeroporto de Faro Algarve, Aeroporto de Lisboa Portela, Aeroporto João Paulo II de Ponta Delgada, Aeroporto de Porto, Aeroporto das Lajes Terceira, Aeroporto da Madeira Funchal.
Política de pagamento em Portugal
Quando terei de pagar pelo aluguer?
Existe diferentes opções de pagamento que estão indicados no processo de reserva:
Depósito Pré-pago – Pague uma quantia agora para assegurar o veículo e pague o restante da reserva do aluguer do carro dentro de 7 dias até à data de levantamento.
Pagar Parte – Pague um pequeno depósito na altura da reserva para assegurar o veículo e pague o restante na altura de levantar o carro no balcão de aluguer.
Pré-Pago – Pague o valor total do veículo na altura da reserva.
Pagar Posteriormente – Confirme o veículo sem pagamento. A conta será paga no total quando chegar ao balcão de aluguer.
Posso reservar sem cartão de crédito?
Sim, pode fazer uma reserva sem cartão de crédito. Note que, mesmo que queira pagar com cartão de débito, terá de indicar um cartão de crédito em nome do condutor na altura do levantamento do carro, sendo que o agente requer um cartão de crédito do qual retira o depósito do aluguer. Cartões de crédito aceites na altura do levantamento são os MasterCard, Visa, e em alguns casos American Express.
Não recebi a fatura final do aluguer da parte do agente de aluguer de carros
Deverá receber a fatura final de aluguer assim que devolver o veículo alugado. Se não recebeu a fatura final na altura da devolução, por favor contacte diretamente o agente de aluguer de carros.
Recebi um e-mail do vosso departamento de fraude – o que devo fazer?
O departamento de fraude protege a sua informação pessoal contra acesso e divulgação não autorizada. Estamos a trabalhar juntamente com organismos policiais para prevenir atividade criminal online e para assegurar a segurança do nosso sistema de reservas. Em alguns casos pode ser contactado pelo nosso departamento de fraude para fazer uma verificação de segurança se existir alguma incoerência no seu histórico/ dados da sua reserva. Se acontecer, por favor contacte-nos imediatamente para validarmos os seus dados e processar a sua transação de forma segura.
Seguro de carro de aluguer em Portugal
Que custos estão incluídos no valor do aluguer?
Na maioria dos casos, o valor de aluguer incluí isenção no caso de danos, Proteção contra terceiros, imposto, taxas de aeroporto, quilometragem ilimitada e assistência em caso de avaria. Atenção que os custos incluídos podem variar dependente do agente de aluguer do carro e do país de destino. O agente de aluguer do carro pode também pedir um depósito ou franquia no balcão de aluguer. Faça questão de confirmar as condições de aluguer na altura da reserva.
Onde posso adquirir um seguro de carro de aluguer?
Recomendamos adquirir o seguro de reembolso por danos na altura da reserva (AXA Assistance). Os nossos parceiros de seguros oferecem um pacote completo do seguro de reembolso por danos que é 50% mais barato do que iria pagar ao fornecedor no balcão. Os custos e condições do seguro serão apresentados na altura da reserva.
O que cobre o seguro de carro de aluguer?
Na maioria dos casos, o pacote do seguro de reembolso por danos cobre:
Franquia no aluguer de carro
Danos acidentais a janelas, pneus, chassi e tejadilho
Perda ou dano de chave(s) do carro de aluguer
Perda de pertences pessoais.
Mais informações, bem como os custos exatos a serem cobertos, podem ser vistos nos termos e condições do seguro de reembolso de danos na altura da reserva. Por fazer note que, independentemente do seu seguro, o agente do aluguer do carro irá bloquear o valor da franquia no seu cartão de crédito como um depósito. Se devolver o veículo sem danos, o depósito será libertado no momento. Na eventualidade de o carro sofrer danos durante o aluguer, o agente irá reter o depósito de forma a cobrir os danos. Se adquirir o nosso seguro, será reembolsado da franquia cobrada pelo agente de aluguer. Confirme se tem no seu cartão de crédito os fundos necessários para cobrir o depósito, na altura de levantar o veículo. Este depósito, ou franquia, pode variar dependendo das condições de aluguer, mas estará claramente indicado no seu voucher de aluguer.
Como posso fazer um pedido de seguro?
Todos os pedidos devem ser submetidos diretamente à entidade seguradora. Informações de contacto e como fazer um pedido são fornecidos nos seus documentos do seguro.
Preços e taxas adicionais em Portugal
Which costs are included in the rental price?
In the majority of cases the rental price includes collision damage waiver, third party liability protection, tax, airport fee, unlimited mileage and breakdown assistance. Please note that the costs included may vary depending on the car rental agent and destination country. The car rental agent may also choose to ask you for a deposit or excess at the rental desk. Make sure to check the rental conditions at the time of booking.
Which additional charges could apply?
Please note that each car rental agent has its own policy on additional charges which will be clearly stated in the rental conditions at the time of booking. Generally, additional charges may be applied for:
out-of-hours pick-up/drop-off,
border crossing,
one-way rentals,
young drivers or senior drivers and
winter tyres.
Any additional charges will need to be paid directly at the rental desk in the local currency.
How much do you charge for excess?
The excess amount depends on the car rental agent and the rented vehicle and it will be refunded within 10-28 days after the rental if there has been no damage. We offer damage refund insurance in association with our insurance partners, which will allow you to claim for reimbursement in the event that you have been charged for collision damage or theft. This damage refund insurance can be purchased at the time of booking.
Are there extra charges for drop-off at a different location?
Yes, in most cases the car rental agent will charge an extra fee if you wish to return the vehicle at a different location. We will clearly state whether the one-way fee is included in the rental price or what additional cost may arise at the time of booking.
Are there extra charges for late pick-up or drop-off?
If you wish to pick-up or return your car outside the normal rental desk office hours, the car rental agent may choose to charge an extra ‘out-of-hours fee’. We will clearly mention any additional charges at the time of booking.
Can I get a discount for returning the car earlier?
No, as per our terms and conditions we are unable to provide a refund for the unused days should you return the hired vehicle earlier than originally arranged.
Are there any cross-border charges?
The car rental agent may choose to charge you for cross-border travel. Any fees will need to be paid at the rental desk in local currency. We will state whether cross-border travel is allowed and in which countries at the time of booking under rental conditions.
Are there additional charges for mileage?
This depends on the car rental agent. We will state whether unlimited mileage is included in the price or not at the time of booking under rental conditions. If it is a limited mileage product then we will state the charges in the rental conditions.
Política de combustível em Portugal
Quanto terei de pagar por combustível?
A política de combustível é determinada pela agência de aluguer de automóveis e, na maioria dos casos, também está dependente da duração do aluguer. Existem diferentes tipos de políticas de combustível e indicaremos claramente qual o aplicável no momento da reserva. As políticas de combustível mais comuns são:
Levantar cheio e devolver vazio: o veículo terá o depósito cheio e pode ser devolvido com o depósito vazio. No momento do levantamento, a agência de aluguer irá cobrar-lhe por um depósito cheio. O preço por litro cobrado por uma agência de aluguer pode ser significativamente superior ao da estação de serviço local. As taxas de combustível podem ser pagas no balcão de aluguer. Não existe reembolso para combustível não utilizado.
Levantar e devolver cheio: o veículo terá o depósito cheio. Para evitar taxas de combustível decorrentes, precisa de o devolver com o depósito cheio. Pode ser-lhe pedido para deixar um depósito cheio reservado no seu cartão de crédito, que será anulado quando devolver o automóvel com o depósito cheio. Se não tiver combustível suficiente, o mesmo ser-lhe-á cobrado no momento da devolução. Tenha em atenção que o preço por litro cobrado por um agente de aluguer pode ser significativamente superior ao da estação de serviço local. As taxas de combustível podem ser pagas no balcão de aluguer, salvo indicação em contrário. Esta política de combustível também pode ser designada como Levantar e devolver um quarto cheio ou Levantar e devolver meio cheio.
Pré-compra de combustível com reembolso parcial: o automóvel terá um depósito de combustível cheio para o qual será necessário deixar uma caução no balcão de aluguer. No momento da devolução do automóvel será reembolsado pelo combustível não utilizado e ser-lhe-á cobrada uma taxa administrativa. Pode encontrar no parágrafo acima a taxa administrativa cobrada. A taxa administrativa não é reembolsável independentemente da quantidade de combustível existente no momento da devolução. A taxa administrativa pode variar dependendo da empresa de aluguer de automóveis.
Recomendamos que verifique os detalhes da política durante o processo de reserva, de acordo com as Condições de aluguer, para evitar taxas inesperadas.
Posso alterar a política de combustível?
Infelizmente não é possível alterar a política de combustível porque as agências de aluguer de automóveis determinam as suas próprias políticas de combustível.
Penso que fui taxado excessivamente por combustível pela agência de aluguer de automóveis
Se achar que foi taxado excessivamente pela agência de aluguer de automóveis no balcão de aluguer ou após a devolução, contacte-nos para que possamos investigar o seu caso.
Informações do veículo em Portugal
Will I get the exact car model displayed during the booking?
During the booking process, we will display images of similar cars in the same category. Unfortunately, we cannot guarantee that the car rental agent will have the exact same model available. However, you are entitled to a vehicle in the same category, holding the same amount of passengers and with the same luggage capacity. If the car rental agent does not provide you with a car of the same category, you are entitled to a refund. For more information, please contact us. In some circumstances, the car rental provider may be providing us with a special offer that guarantees the make and model that is displayed in the search results. If this is the case then this will be tagged beside the price of that car. Lista de frotas de carros em Portugal: Tamanho intermédio (Intermediate), Carrinha (Fullsize), Monovolume (Estate), SUV / Jeep / 4×4 (SUV), Económico (Economy), Compacto (Compact), Familiar grande (Minivan), Ciclomotor (Moped), Descapotável / carro conversível (Convertible), Tamanho standard (Standard), 5 lugares minivan / mini onibus (5 seat minivan), 9 lugares minivan / mini onibus (9 seat minivan), 7 lugares minivan / mini onibus (7 seat minivan), Premium (Premium), Carro de luxo / carro esportivo (Luxury), Mini (Mini), Van de carga (Cargo van).
How do I find out about the luggage capacity of a vehicle?
The luggage capacity will be displayed at the time of booking.
Can I request an automatic car?
Yes. When searching for a car, you can use our search filters on the left hand side and choose to display cars with ‘Automatic Transmission’ only. The specific transmission type will be displayed. Please note that outside of the US and Canada, many car rental agents have limited availability for automatic cars.
My rental car was damaged at pick-up – what should I do?
We highly recommend that you thoroughly check the car for any imperfections at time of pick up and notify the car rental supplier of any issues immediately. If you notice that the reserved vehicle is damaged at pick-up, raise this issue with the car rental agent immediately and request an alternative. If the matter is not resolved, contact us so we can try and arrange a suitable substitute with the car rental agent. Any damages on the car might affect your excess if not addressed before the rental.
My rental car was in a bad condition at pick-up – what should I do?
If the reserved vehicle is in a bad condition at pick-up, raise this issue with the car rental agent immediately and request an alternative. If the matter is not resolved, contact us so we can try and arrange a suitable substitute with the car rental agent.
Modelos de carros e tamanhos de veículos em Portugal
Carros que pode alugar em Portugal são, por exemplo, Mini: por exemplo, Fiat 500 S Dualogic, Renault Twizy, Fiat 500, Mini Countryman, etc. Económico: por exemplo, Opel Corsa, Smart Forfour, Citroen DS3, Fiat Panda 4 x 4, etc. Compacto: por exemplo, BMW 1 Series, Fiat 500L, Volkswagen Golf, Nissan Leaf Electric, etc. Tamanho intermédio: por exemplo, Toyota Prius Hybrid, Audi A3, Citroen C5, Mercedes A Class, etc. Tamanho standard: por exemplo, Volkswagen Passat, Opel Insignia, Audi A4, etc. Carrinha: por exemplo, Mercedes C Class, BMW 3 Series, Mercedes E Class, etc. Carro de luxo / carro esportivo: por exemplo, McLaren MP4 12C, Ferrari 458 Speciale, Mercedes S350, Mercedes SLS AMG Coupe, etc. Premium: por exemplo, Mercedes C Class, Mercedes E280 CDI, BMW 5 Series, Mercedes CLA, etc. Familiar grande: por exemplo, Volkswagen Sharan, Mercedes Vito, Mercedes Viano, etc. Van de carga: por exemplo, Mercedes Sprinter, Peugeot Partner Cargo Van, Renault Master Cargo Van (10m3), Mercedes Vito Cargo Van (5m3), etc. Ciclomotor: por exemplo, Scooter 110cc, Scooter 50cc, Scooter 125cc Electric, Scooter 125cc, etc. Descapotável / carro conversível: por exemplo, Mini Cooper S Convertible, Audi A5 Convertible, Fiat 500 Convertible, Opel Cascada, etc. Monovolume: por exemplo, Mercedes C Class Estate, Renault Clio Estate, Skoda Octavia Estate, Skoda Fabia Estate, etc. 5 lugares minivan / mini onibus: por exemplo, BMW 2 Series Active Tourer, Citroen Berlingo, Citroen C4 Picasso, Ford C-Max, etc. 7 lugares minivan / mini onibus: por exemplo, Ford Galaxy, Volkswagen Touran, Mercedes Viano, Renault Espace, etc. 9 lugares minivan / mini onibus: por exemplo, Mercedes Vito, Mercedes Vito Traveliner, Fiat Scudo, etc. SUV / Jeep / 4×4: por exemplo, Audi Q7, Mercedes ML, Nissan Murano, Toyota Rav4, etc. Contudo, em pequenas cidades e em ilhas, a variedade é mais pequena.
Extras opcionais em Portugal
Que extras opcionais estão disponíveis?
A disponibilidade dos extras opcionais depende da agência de aluguer de automóveis e mesmo se forem reservados online não estão garantidos. Podem ser reservados online os seguintes extras:
• Condutor adicional
• Banco elevatório
• Cadeira de criança
• Cadeira de bebé
• GPS: Sistema de navegação por satélite
• Suporte para esquis
• Conjunto de correntes de neve
• Pneus de neve
• Acesso Wi-Fi
• Bagagem/Barras de tejadilho
Tenha em atenção que a maioria dos extras opcionais não está incluída no preço do aluguer e podem ser adquiridos no momento da reserva ou no balcão de aluguer. O custo dos extras opcionais é apresentado nas Condições de aluguer no momento da reserva.
Quando serei cobrado pelos extras opcionais?
Caso selecione extras opcionais no momento da reserva, estes serão adicionados ao preço total. No entanto, se decidir adquirir extras opcionais no balcão de aluguer, a agência irá cobrá-los no balcão de aluguer na moeda local.
Reservei um extra opcional mas não estava disponível no momento do levantamento: o que devo fazer?
Na eventualidade dos extras opcionais pré-reservados não estarem disponíveis no momento do levantamento, contacte-nos e investigaremos o pedido em seu nome juntamente com a agência de aluguer de automóveis.
Onde posso reservar um extra opcional?
Alguns extras opcionais podem ser adquiridos online no momento da reserva e alguns podem apenas ser adquiridos no balcão de aluguer. Para garantir a disponibilidade, adquira os extras opcionais pretendidos sempre online.
Documentos importantess
Que documentos tenho de apresentar no balcão de aluguer?
O voucher de aluguer que lhe enviamos como parte da confirmação da reserva contém uma lista de todos os documentos que precisa de apresentar no momento do levantamento. Na maioria dos casos, para poder levantar um veículo reservado, terá de ter consigo:
• Cartão de crédito em nome do condutor. Os cartões de crédito aceites no momento do levantamento são MasterCard, Visa e American Express (em alguns casos). Consulte a sua Confirmação da reserva para obter uma lista dos cartões de crédito aceites.
• Carta de condução. Tenha em atenção que apenas será aceite uma carta de condução oficial, com pelo menos 1 ano e com a qual não tenha cometido nenhuma infração grave. Leia mais acerca dos requisitos da carta de condução.
• Voucher de reserva. Estas informações são-lhe enviadas dentro de 48 horas após a reserva e têm de ser impressas.
• Quaisquer outras formas de identificação pedidas pela agência de aluguer de automóveis, de acordo com os respetivos termos e condições. Pode encontrar mais detalhes no seu voucher de aluguer.
Preciso de uma carta de condução internacional?
Se a sua carta de condução não estiver impressa com o alfabeto latino (ou seja, se estiver em Árabe, Grego, Russo ou Mandarim) terá de trazer uma carta de condução internacional e a sua carta de condução nacional. Se for realizar o aluguer fora da União Europeia, é comum pedirem-lhe uma carta de condução internacional independentemente do alfabeto utilizado. As cartas de condução internacionais devem ser acompanhadas pela carta de condução nacional original do condutor. Os titulares de carta de condução do Reino Unido têm de apresentar o cartão com fotografia e o equivalente em papel.
É suficiente apresentar uma cópia da minha carta de condução?
Não. A agência de aluguer de automóveis não aceita uma cópia da carta de condução. Tem de apresentar o documento original no momento do levantamento.
Cancelamento e política de reembolso em Portugal
Qual é a vossa política de cancelamento e não comparência?
What is the cancellation policy for fully prepaid or part-paid bookings?
1. If you cancel up to 24 hours prior to your pick up, you will be refunded in full. If you cancel less than 24 hours in advance, you’ll receive a refund minus €50 for fully prepaid bookings.
2. If your online payment is less than €50, no refund will be made for your car hire booking.
3. If your booking is made less than 24 hours before pick up, the cancellation policy will automatically apply to your booking.
4. All cancellations should be made on our online portal and not with the car hire agent. Should you agree to cancel directly with the car hire agent on arrival, you must also inform us of this change to your booking.
5. Amending your booking or cancelling optional extras may not be possible less than 24 hours before pick up.
What is a no-show?
A ‘no-show’ occurs for the following reasons:
1. You didn’t inform us about your cancellation prior to your pick up date.
2. You failed to pick up the car at the arranged time and date.
3. You failed to provide the documentation that’s required to pick up the car.
4. You failed to provide a credit card in the main driver’s name with enough available funds on it.
In the event of any of the above, no refunds will be made to you.
The car rental company reserves the right to refuse a car to any customer who fails to arrive on time with all necessary documentation and a credit card with enough available funds for the car’s security deposit. In such cases, unless the car rental has been cancelled at least 24 hours in advance, the customer will not be entitled to a refund.
Processo de reserva em Portugal
Posso escolher uma agência de aluguer de automóveis específica?
Na maioria dos casos, o nome da agência de aluguer de automóveis é apresentado nos resultados da pesquisa. Em algumas ocasiões, a agência de aluguer de automóveis não é apresentada nos resultados da pesquisa e apenas pode ser confirmada após a conclusão da reserva.
Posso efetuar mais do que uma reserva de cada vez?
Infelizmente, não é possível reservar dois automóveis no mesmo processo de reserva, pois cada veículo reservado tem o seu próprio número de referência e contratos de aluguer. Tenha em atenção que se tiver reservado vários veículos na mesma data com a mesma empresa de aluguer de automóveis, as reservas devem ser efetuadas com nomes de condutor diferentes. Desde que reserve cada veículo separadamente, pode reservar os alugueres que pretender. Para mais informações, envie-nos a sua questão específica.
Posso alugar um automóvel se tiver menos de 25 ou mais de 75 anos?
Sim, a maioria das agências de aluguer de automóveis tem um limite de idade mínima de 21 anos para efetuar os alugueres. No entanto, os requisitos podem variar dependendo da agência de aluguer de automóveis e do país de destino. Tenha em atenção que podem existir taxas adicionais se o condutor principal tiver menos de 25 ou mais de 75 anos, de forma a cobrir os custos de seguro extra. Qualquer tarifa adicional será mencionada no momento da reserva, na secção de resumo das taxas, antes de confirmar a mesma.
Posso alugar um automóvel com uma carta de condução provisória?
Não, infelizmente as agências de aluguer de automóveis com quem trabalhamos não aceitam cartas de condução provisórias. É necessário ter uma carta de condução válida para poder alugar um automóvel.
Por que é necessário introduzir os meus detalhes de voo?
Ao providenciar o seu número de voo, a agência de aluguer de automóveis no local de levantamento será informada sobre o seu horário de chegada e também de quaisquer possíveis atrasos. Isto ajudará a garantir o veículo reservado em caso de atraso do voo. Algumas agências apenas confirmam a reserva se providenciar o número do voo. Caso esta situação se aplique ao seu aluguer, entraremos em contacto consigo.
Não recebi a minha confirmação da reserva: o que devo fazer?
Após concluída a reserva, iremos enviar-lhe uma confirmação da mesma dentro de 48 horas por e-mail. Confirme se o e-mail não se encontra acidentalmente na sua pasta de spam. Se não recebeu um e-mail de confirmação, contacte-nos.
O meu estado da reserva apresenta mediante pedido: o que significa?
Significa que ainda nos falta confirmar a disponibilidade do veículo com a agência de aluguer de automóveis. Uma vez confirmada, enviaremos uma confirmação da reserva. Caso o veículo pedido não esteja disponível, entraremos em contacto consigo para disponibilizar-lhe outras opções. De todas as nossas reservas, 99% são confirmadas. No entanto, pode decidir cancelar a sua reserva nesta fase, sem custos adicionais, através do nosso portal online.
O meu estado da reserva apresenta recusada: o que significa?
Significa que, infelizmente, a agência de aluguer de automóveis não conseguiu confirmar a disponibilidade do veículo pedido. Se a sua reserva for recusada pela agência, entraremos em contacto consigo para disponibilizar-lhe outras opções. Se não conseguirmos contactá-lo, colocaremos o estado da sua reserva como recusada. Para reservar outro veículo, basta contactar-nos. Se já pagou uma caução durante a reserva e não conseguirmos garantir o veículo pedido, reembolsaremos de imediato o montante para o seu cartão de crédito.
O estado da minha reserva encontra-se como confirmado provisoriamente o que significa?
Se receber a informação de que a sua reserva está confirmada provisoriamente, tal significa que estamos com algumas dificuldades em cobrar o montante no cartão que providenciou. Isto pode ocorrer quando fornece detalhes incorretos do seu cartão, quando não tem fundos suficientes, quando o seu banco não autoriza a transação devido a um limite no cartão, etc. Se o estado da reserva estiver como confirmado provisoriamente, entraremos em contacto consigo para voltar a efetuar o processo de transação e para confirmar a sua reserva. Em alternativa, se pretender confirmar, pode entrar em contacto connosco.
Can I change my booking?
Yes, you can easily change your booking details. You just need to file an amendment request on our online portal. Please note that amendments can take up to 48 hours to be processed, depending on the nature of the amendment. In some cases we might need to get in touch with you regarding your request, so please indicate a valid email address or phone number in the form.
We do not charge an administration fee for changing or amending bookings, but, depending on the nature of the changes you want to make, additional cost might occur. For example, in cases where the date needs to be changed we cannot guarantee the same price as originally quoted. For further information, you can also contact us via phone.
Tenha em atenção que a seguinte política de cancelamento é aplicável para algumas reservas da Hertz/Thrifty/Firefly: Cancelamento gratuito até 48 horas antes do levantamento da viatura. Após esse período, aplicar-se-á uma taxa de cancelamento de 55 €. Não são permitidos cancelamentos após a data e hora de levantamento.